ROTARY 46 ANOS EM TRÊS DE MAIO

CLUBE DE SERVIÇO

Um grupo de pessoas unidas pelo mesmo propósito do trabalho voluntário, promovendo ações que incentivem a paz e a solidariedade,  por meio de atividades e projetos sociais. É assim que desde 13 de junho de 1974, está em atividade o Rotary Clube de Três de Maio. Seu primeiro presidente foi Edibaldo Stiegelmeier, cuja gestão teve o lema “É hora de Agir”.

Atualmente o clube conta com 39 membros e possui sede própria instalada no parque de exposições Germano Dockhorn, onde realiza suas reuniões semanais, sempre às quintas-feiras. Hoje, o presidente é Sandro Luís Rambo, que no dia 1º de julho passa o cargo para Cristiano Rambo.

A família rotária é composta ainda pelo Rotaract Clube, com 22 membros; Interact Clube com 24; Casa da Amizade com 30 senhoras; e o Núcleo Rotário, no Bairro Guaíra. Neste ano, o clube fundou o Rotary Clube no município de Independência.

Atuando em prol da comunidade

Desde a sua fundação, há 46 anos, o Rotary Clube não deixou de agir e de participar de diversas ações no município, como Expofeira, Expoterneira, e, todos os anos, promove o tradicional Baile do Baltazar – no início do mês de abril – e o Costelão – no mês de outubro.

O lucro obtido nestes eventos é revertido à comunidade através de projetos recebidos por entidades locais. Somente em 2019, foram destinados mais de R$ 16 mil para diversas entidades. Em 2020, os recursos em menor valor, devido a não realização do Baile do Baltazar, estão sendo destinados à campanha do “Três de Maio Solidário”, em função da atual pandemia da Covid-19.

Outra ação do Rotary na comunidade local e regional é o empréstimo de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, camas hospitalares e andadores.

Já no Núcleo Rotário, do Bairro Guaíra, são oferecidas consultas médicas, aula de violão, biblioteca, pracinha e academia ao ar livre.

O clube local também participa do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary. Através dessa iniciativa, é oferecida a oportunidade de jovens, entre 15 e 19 anos, filhos de rotarianos ou não, participarem de um ano de intercâmbio de estudos em um dos 100 países participantes do Programa. Além de enviar, o clube também recebe jovens intercambistas de outros países.